Nossa Essência

Nossa Missão Nossa Visão Nossa Filosofia Nossos Valores
Disponibilizar produtos e serviços de excelência, de forma a gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.
Ser referência no cooperativismo com excelência e sustentabilidade.
“Nenhum de nós é tão bom
quanto todos nós juntos.”
Fidelidade Responsabilidade Intercooperação Sustentabilidade Integridade Atitude

Nossos números

+ 1.100 Colaboradores
+ 850 Cooperados
+ 263 Milhões de litros de leite
+ 140 Mil leitões
+ 680 Mil toneladas de grãos

Conheça nossa história

Somos a primeira cooperativa de produção do Paraná.
1911

1911

As primeiras famílias holandesas se estabelecem na região, motivadas pelo plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company, empresa inglesa especializada na construção de linhas férreas. Pelo contrato de trabalho, cada colono recebia o básico para se instalar e começar a sua nova vida, com um prazo de dez anos para pagamento. Começa a história da Frísia Cooperativa Agroindustrial.
1925

1925

Da união dos pioneiros, nasce a primeira iniciativa de criar uma cooperativa de produção no Brasil. A partir da produção de leite, do queijo e da manteiga, tem origem a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios. É construída a primeira fábrica de queijos da entidade.
1928

1928

A sociedade dá origem à marca Batavo, homenagem à região da Batávia, localizada no sul da Holanda, famosa pela sua tradição agrícola. O primeiro produto a estampar a marca na embalagem é o queijo, artigo disputado no mercado nacional.
1941

1941

Uma nova fábrica de laticínios começa a ser construída, para acompanhar a expansão com a chegada de novos imigrantes na região. É fundada a Cooperativa de Laticínios Batavo.
1947

1947

Com a chegada de novos imigrantes, o quadro social da cooperativa se expande, iniciando o processo de introdução da cultura mecanizada e aprimoramento genético na atividade pecuária, com a vinda dos primeiros gados puros da raça holandesa.
1954

1954

As Cooperativas Batavo e Castrolanda unem forças e criam a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda, com o objetivo de organizar a produção em uma escala maior. Quatro anos mais tarde, a Cooperativa Agropecuária de Arapoti Ltda é integrada à Cooperativa Central. A marca Batavo é incorporada à cooperativa para industrialização de produtos para o varejo.
1972

1972

Os pioneiros encontram na técnica de Plantio Direto uma solução para as dificuldades com o solo na região dos Campos Gerais. Inovação que deu resultados extremamente positivos e virou marco na história da agroindústria no Brasil.
1984

1984

Da necessidade de ampliação na pesquisa, amparo e divulgação tecnológica agropecuária, surge a Fundação ABC, com o apoio das cooperativas Batavo, Capal, Castrolanda e Cooperativa Central de Laticínios do Paraná.
2011

2011

A cooperativa retorna à industrialização, com a produção dos seus cooperados, e inaugura a Central de Processamento de Leite Frísia. Frísia remete a uma província ao norte da Holanda, fazendo menção às famílias de imigrantes que chegaram na região na década de 40, trazendo consigo novas técnicas e o gado puro de origem, que tanto contribuíram para tornar a bacia leiteira dos Campos Gerais como a mais expressiva do Brasil.
2015

2015

A marca Batavo é comprada pelo grupo Lactalis e a cooperativa decide mudar sua denominação social para Frísia Cooperativa Agroindustrial, desvinculando-se do antigo nome. Um importante passo para seu crescimento, trabalhando com marcas independentes para linhas de produtos.
2016

2016

Almejando novas fronteiras, a Frísia concretiza seu plano de expansão, inaugurando seu primeiro entreposto fora do estado de origem, localizado em Tocantins.
2014

2017

A consolidação de projetos de intercooperação entre Frísia, Castrolanda e Capal na área de trigo e suínos, com as marcas Herança Holandesa e Alegra, dão origem à Unium.
2020

2020

Em 2020, a Frísia completa 95 anos de história e princípios como pioneirismo, cooperação e excelência foram essenciais para garantir o desenvolvimento da cooperativa ao longo desses anos. Após 95 anos, os mesmos princípios continuam mais atuais do que nunca. São 95 anos de muitos desafios e mudanças, mas 95 anos sem perder a essência.

O que fazemos

Leite

Somos a maior bacia leiteira do Brasil, com plantel de alta produtividade. Rastreabilidade 100% garantida e leite produzido sob os mais rígidos controles de Boas Práticas de Fabricação, com respeito ao meio ambiente e bem-estar animal.

Frísia Florestal

Referência em Sustentabilidade

Nos consolidamos como referência mundial em Sustentabilidade, através de duas grandes conquistas: o Selo SESI ODS e o Prêmio Mundo de Respeito. Prêmios que reforçam nosso compromisso com as boas práticas agrícolas, meio ambiente, sustentabilidade e comunidade. Compromisso que está em nossa essência!

Programas e
Projetos

Através de atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas, buscamos garantir a perenidade, sustentabilidade e excelência em nossos negócios.

Nossas certificações

Prêmio Mundo de Respeito

Prêmio Mundo de Respeito

A premiação, promovida anualmente pela Corteva Agriscience, uma das principais empresas de defensivos agrícolas e sementes do mundo, homenageia revendas, distribuidores e cooperativas que promovem cuidados e projetos em boas práticas agrícolas, meio ambiente, sustentabilidade e comunidade, alinhados ao propósito da companhia de melhorar a vida daqueles que produzem e que consomem. Em 2019 conquistamos o posto de campeã do Brasil e Embaixadora da América Latina.

Selo Sesi ODS

Selo Sesi ODS

A premiação, que é oferecida pela FIEP e SESI no Paraná, reconhece os melhores projetos, em diversos setores da sociedade, que contribuem para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para o Desenvolvimento Sustentável. Conquistado através do Programa Coleta Legal, de logística reversa, a campanha de coleta e destinação de resíduos veterinários de propriedades rurais atingiu a marca de 24,4 toneladas de resíduos em 2018.

Selo Clima Paraná

Selo Clima Paraná

Promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o prêmio é um reconhecimento às empresas que realizam, voluntariamente, inventários sobre suas emissões de gases de efeito estufa e adotam medidas para reduzi-las, contribuindo na redução do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Onde estamos

Paraná Tocantins
Carambeí
Nossa Matriz está localizada em Carambeí-PR, no coração dos Campos Gerais. A pequena cidade, de descendência holandesa e cerca de 20 mil habitantes, tem sua economia ligada ao cooperativismo e ao agronegócio. Aqui teve início nosso plano de expansão.

Matriz

Avenida dos Pioneiros, 2324 - Centro
CEP: 84145- 000
CNPJ: 76.107.770/0001-08
Fone: (42) 3231-9000

Ver no mapa
Unidade de Tocantins
Almejando novas fronteiras, concretizamos nosso plano de expansão em Tocantins, inaugurando nosso primeiro entreposto fora do estado de origem.

Unidade Tocantins

Rodovia TO 080, Km 45, sentido Palmas Paraíso - Zona Rural
CEP: 77.600-000
CNPJ: 76.107.770/0031-15
Fone: (63) 2101-1500

Ver no mapa

Clipping

ISA

Olá, eu sou a ISA!

O canal da Frísia para Informações, Serviços e Atendimentos.

Como posso ajudar?

Contato Eventos Downloads FAQ Canal de Ética