• Youtube
  • Twitter
Acesso Restrito
Novo Acesso

 Notícias Internas

  • JULGAMENTOS E PALESTRAS MOVIMENTAM SEGUNDO DIA

    30/04/2018

    Durante o segundo dia da ExpoFrísia, cooperados e visitantes puderam acompanhar quatro palestras, voltadas à pecuária leiteira e à suinocultura. O dia também foi marcado pela entrega do prêmio Produtor Destaque, que reconhece a qualidade da produção dos cooperados produtores de leite e de suínos. A tarde deu seguimento ao julgamento de raças. Na pista, desfilaram animais da raça Holandesa Preto e Branco e Vermelho e Branco.

    Palestras
    O novo pavilhão, construído especialmente para eventos, recebeu durante todo o dia, especialistas em pecuária de leite e suinocultura. As palestras abordaram especificidades da região dos Campos Gerais, cuidados com o bem-estar e a saúde dos animais. Agrônoma do IAP e chefe do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras, a engenheira Rossana Baldanzi foi a primeira especialista do dia. Baldanzi trouxe mais informações sobre o licenciamento ambiental da atividade de bovinocultura no Paraná, explicando questões legais e históricas do processo. Ainda na temática, o veterinário Paulo Borges falou sobre os desafios e as oportunidades de melhora na produção leiteira.
     
    Abrindo a temática suinícola, o coordenador técnico comercial e mestre em reprodução animal, Nilo Chaves de Sá, apresentou ao público quais são os investimentos e adequações necessários para criar granjas voltadas ao bem-estar animal e o gerente técnico e especialista em sanidade de suínos, Cesar Feronato, palestrou sobre estratégias de controle de doenças em suínos.
     
    O evento recebeu também o consultor e professor Marcos Fava Neves. O autor e organizador de mais de 50 livros publicados em diversos países, Fava Neves abordou cenários e tendências do agronegócio, além de perspectivas para o setor.
     
    Prêmio Produtor Destaque
    Dezenove cooperados da Frísia foram reconhecidos pela qualidade de suas produções. O diretor-presidente, Renato Greidanus, salientou a importância de valorizar a qualidade como diferencial da cooperativa e o incentivo aos produtores: “É importantíssimo reconhecer os trabalhos que se destacam por atividade. Nossa produção chega aos consumidores e garantir que aquilo que ofertamos seja de qualidade é nosso dever. Dentro da Frísia, temos feito um trabalho muito forte, focado cada vez mais na saúde da nossa produção”, destacou.
     
    Julgamento de raças
    O julgamento de raças atesta a qualidade do plantel da região e em 2018 vem com uma novidade, como etapa do Circuito Nacional. Os animais da exposição são uma vitrine para a genética histórica da região.
     
    No Campeonato Fêmea Jovem, da raça vermelha e branca, a campeã foi Bur Jr. Laura Avalanche 3209 dos criadores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer. Entre os machos de gado jovem, também da raça vermelha e branca, o Grande Campeão foi RCH Ortigara 2701 Moses, do criador Raphael Cornelis Hoogerheide. A Grande Campeã Vermelha e Branca foi Borg Red Rose Cinz Destry 1714, criada por Ubel Borg e Rogério E. Borg.
     
    Dentro da raça preta e branca, no campeonato Fêmea Jovem, a campeã foi Fini Doorman Martha 7216, do criador Hans Jan Groenwold. O Grande campeão da noite, da mesma variedade, foi C.H. Salomons Octane 562, criado pela Agropecuária Salomons.

Gostaria de maiores informações sobre esta notícia?
Solicite através do formulário abaixo

  • * Nome  
  • Telefone Inserir no formato (DDD) 0000-0000  
  • E-mail    
  • * Solicitação  
Enviar
Frísia
Telefones Úteis
  • Frísia Cooperativa Agroindustrial - Matriz
    42. 3231-9000
  • Moinho de Trigo
    42. 3700-2900
  • Unidade de Beneficiamento de Leite - Ponta Grossa
    42. 3228-5400
  • Ponta Grossa
    42. 3219-7050