• Youtube
  • Twitter
Acesso Restrito
Novo Acesso
  • Previsão do tempo

 Ações Socioambientais

    header-responsabilidade-ambiental.jpg

  • O comprometimento com a questão socioambiental está nos valores da Cooperativa. Por isso, em todas as atividades que realiza, adota as melhores práticas ambientais visando à prevenção proveniente de seus processos.

     
    O setor Ambiental disponibiliza informações aos cooperados, difundindo as questões ambientais de forma progressiva também entre seus colaboradores e a sociedade onde atua, preocupando-se com os cuidados ao meio ambiente. A partir deste comprometimento, a Cooperativa Incentiva ações e programas de controle ambiental em todo o âmbito de atuação.

     

  • Fórum Ambiental

    O corpo técnico constantemente participa de discussões sobre a Legislação Ambiental através do Fórum Ambiental da OCEPAR com os órgãos ambientais competentes, buscando, tecnicamente, atender ao equilíbrio que deve existir entre os requisitos legais e a realidade de nossos produtores.

  • Convênio com SEMA e IAP

    A Cooperativa mantem convênio com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos –SEMA e o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, com o objetivo de apoiar o Programa BIOCLIMA Paraná. O programa promove estratégias de incentivo à conservação e  à recuperação da biodiversidade através da restauração de Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal e demais Áreas Degradadas, contribuindo para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas e a qualidade de vida da população.

  • Em 2013, foram plantadas 37.132 mudas de árvores nativas nas propriedades dos cooperados.

  • Educação Ambiental

    A Frisia incentiva ações educacionais no campo ambiental, mantendo contato direto com os colégios dos municípios onde atua. Nos dias comemorativos ao Meio Ambiente realiza mobilização e palestras sobre uso consciente de recursos hídricos, em parceria com o IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná). Para estender as ações à sociedade, premia projetos escolares que favoreçam a sustentabilidade ambiental, envolvendo diversos atores na preservação e geração de subprodutos aproveitáveis, melhorando processos e potencializando recursos.

  • Incentivo ao plantio de Eucalipto

    Através de convênio com as instituições SICREDI e BRDE, a Frísia incentiva o plantio de florestas exóticas em áreas com baixo rendimento para grãos, visando a expansão do se

    São mais de 3000 hectares de florestas plantadas, próprias e de cooperados. Além de excelente oportunidade de negócios (volume de comercialização), a atividade pode gerar Créditos de Carbono.

  • Unidade de produção de Briquetes

    A produção de briquete é uma nova alternativa de fonte de energia, renovável e de boa qualidade, que a Frisia Cooperativa Agroindustrial implantou em sua unidade de Ponta Grossa (PR). Trata-se da produção de um biocombustível sólido, oriundo de um processo de fabricação a partir da compactação de resíduos, sob pressão e temperaturas elevadas, sendo uma forma bastante eficiente para concentrar a energia disponível da biomassa. Esta biomassa é composta de resíduos que saem do processo de beneficiamento de grãos na cooperativa - máquinas de pré limpeza e de limpeza dos grãos, para então secar e triturar esta biomassa, compactando através de uma briquetadora. O briquete gerado serve como combustível para queima em fornalhas de secadores de grãos, resultando numa economia considerável, pois substitui em partes a lenha de eucalipto, com alto poder calorífico.

  • Programa de Coleta Legal

    O Coleta Legal é um programa que foi implantado na Cooperativa Frísia em 2012 visando a realização de ações de coleta de resíduos veterinários de propriedades rurais. O programa sensibiliza os associados sobre o destino correto dos resíduos das atividades e faz parte das Boas Práticas na Fazenda, tendo apoio e mobilização de técnicos do Departamento Pecuário e das Farmácias Veterinárias da cooperativa. São mais de 6 toneladas de resíduos de serviços de saúde coletados anualmente, que têm destinação ambientalmente correta.

  •  
     
     
  • Plantio de mudas de árvores com a comunidade

    Anualmente, alunos de escolas municipais realizam atividade de plantio de mudas. A ação engloba o programa conduzido pelo Setor Ambiental da Cooperativa, em parceria com empresas fornecedoras e o Poder Público, com o objetivo de recuperação de áreas de preservação e recomposição de mata ciliar.

  • Projeto Pacto das Águas

    A Cooperativa Frísia, através do Setor Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Carambeí, contribui para manter o projeto “Pacto das Águas”, visando a preservação dos recursos hídricos e promoção de ações para diminuir impactos ambientais. O “Pacto das Águas” é um compromisso firmado entre o poder público, empresários locais, sociedade civil e população para criar mecanismos de resgate à qualidade das águas e continuidade ordenada do ecossistema, com o objetivo principal de assegurar esse importante patrimônio natural às futuras gerações. Este projeto vem de encontro à restauração da vegetação ciliar da Bacia do Manancial São João (rio que circunda a cidade de Carambeí) e também conta com o apoio de associados e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que realiza diagnóstico para análise do Rio São João, suas águas e toda a vida que nele habita e que dele depende.

Frísia
Telefones Úteis
  • Frísia Cooperativa Agroindustrial - Matriz
    42. 3231-9000
  • Moinho de Trigo
    42. 3700-2900
  • Unidade de Beneficiamento de Leite - Ponta Grossa
    42. 3228-5400
  • Ponta Grossa
    42. 3219-7050